Segundo Uol Beira-Rio não ficará pronto para Copa

No ritmo atual, nenhum dos seis estádios em construção para a Copa ficará pronto no prazo-Fifa

Por Thiago Cara, do ESPN.com.br
 
Compartilhar
Getty

Aldo Rebelo acendeu sinal amarelo nas obras para a Copa do Mundo de 2014
Aldo Rebelo acendeu sinal amarelo nas obras para a Copa de 2014

O Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, acendeu o sinal amarelo para as obras da Copa do Mundo de 2014. E tem motivos de sobra para isso. Se mantiverem o ritmo atual, nenhum dos seis estádios restantes previstos para o Mundial ficará pronto para receber a disputa do próximo ano.

A constatação é feita com base no Portal da Transparência da Copa do Mundo, fonte oferecida pelo governo brasileiro para que o cidadão acompanhe e fiscalize as obras dos estádios do Mundial, onde é possível encontrar os percentuais de conclusão dos trabalhos e quando cada um foi iniciado.

As obras nos estádios visando a Copa tiveram início entre maio de 2010 e agosto de 2011. Dos 12 estádios que sediarão o Mundial, seis já foram entregues para a Copa das Confederações, e os outros seis têm taxa de conclusão média, segundo o portal governamental, de 68,5%.

Como a Fifa exige que todas as arenas sejam entregues até dezembro de 2013, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo têm pela frente pouco menos de cinco meses para concluírem seus trabalhos, algo impossível se o ritmo dos últimos anos de obras for mantido.

Em média, os seis estádios pendentes têm avançado a ritmo de 2,3% ao mês. Nessa reta final de trabalhos, o índice tem que crescer 2,6 vezes, passando a 6,1% por mês até o final do ano para atender o prazo Fifa.

Na conta das construtoras, situação melhora, mas só Arena Corinthians ficaria pronta até dezembro

Os números fornecidos pelas construtoras responsáveis pelas obras de cada estádio são diferentes dos disponíveis no Portal da Transparência. Mas, embora mais otimistas, eles também não contemplam o prazo estabelecido pela Fifa mantendo o ritmo atual de trabalhos. A única exceção é São Paulo.

Segundo os dados da Odebrecht, responsável pela obra da Arena Corinthians, a construção já está 84,4% concluída. Assim, seriam necessários menos de cinco meses para que o estádio atingisse os 100%, ou seja, cumpriria o prazo de estar a disposição da entidade máxima do futebol até dezembro de 2013.


VEJA A SITUAÇÃO DE CADA UMA DAS SEIS CIDADES COM ESTÁDIOS EM CONSTRUÇÃO PARA A COPA:

– PORTO ALEGRE (Beira-Rio): 68% concluída

Divulgação/Internacional

Foto tirada em julho de 2013
Foto tirada em julho de 2013

Os trabalhos de reforma do Beira-Rio tiveram início em julho de 2010, há 37 meses, e avançou 68% nesse período. Seguindo ritmo de 1,8% ao mês, a obra só seria concluída com mais 17 meses, em janeiro de 2015.

Em dezembro desse ano, no ritmo atual, as obras teriam 77,1% apenas, ou seja, precisam ficar 3,5 vezes mais rápidas, alcançando a marca de 6,4% de avanços ao mês nessa reta final de trabalhos para ficar dentro do prazo da Fifa e do COL.

Número da Andrade Gutierrez: Assim como em Manaus, mesmo nos números da Andrade Gutierrez, a situação é preocupante. São 76,5% das obras concluídas em 37 meses, um ritmo que só permitiria que as obras estivessem prontas daqui 11 meses, em julho de 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Segundo Uol Beira-Rio não ficará pronto para Copa

  1. LUIS disse:

    se esta pocilga nao ficar pronta ( puchadinho ag 69 ) . tem a arena gremio okm ok !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s