Promessas demagógicas como as dos políticos!

Viabilidade

Publicado em 02/09/2013 por gfbpa

“Toda tolice, por mais grosseira que seja, sempre encontra sequazes.” Erasmo de Roterdã

 Essa frase de Erasmo, talvez seja uma das mais pura das verdades. Percebo isso ao ler discursos, textos e pronunciamentos de vários agentes políticos do GRÊMIO neste período eleitoral e por vezes fora dele também.  

Precisamos, antes de apoiar uma ideia verificar sua viabilidade. Não somente seu impacto discursivo ou a beleza de suas palavras. Sei, é fácil seduzir-se por discursos messiânicos, por palavras de ordem, por nomes pomposos ou de “grandes serviços prestados”, a política está aí para mostrar quão manipulável é o povo. Avaliar a ideia ou projeto baseado na realidade e não no campo dos sonhos é algo difícil de fazer, mas é necessário. O famoso “se” não pode ser utilizado quando vivemos no mundo real.

Falo de mundo real quando me refiro a ser cobrado pelos resultados, de precisar buscar soluções fora do mundo da fantasia. De onde sairá o dinheiro para montar o time? Quem vai organizar as finanças? Cabe ao Conselho as atividades propostas no panfleto da chapa de sua preferência? Como cobrar um jogador que está desempenhando abaixo do esperado? O que o torcedor/sócio espera do GRÊMIO? Caso você eleitor queira saber em quem votar recomendo que leia com muita atenção duas coisas: a proposta da chapa e a parte do estatuto que explica qual a função do Conselho Deliberativo, só assim é possível perceber se a ideia vendida é comprável. É fundamental, também, saber se quem diz estará disposto a fazer, mas isso é assunto para outro dia.

Não podemos mais crer nos discursos pelo discurso, ou repetiremos os erros de sempre. De nada adianta prometer incendiar Roma sem fósforos

Duas coisas são fundamentais para que a ideia dê certo: comprometimento e viabilidade. Pensem nisso!

Anderson Kegler

 http://sempreimortal.wordpress.com/2013/09/02/viabilidade/

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s