De Lucas von para ofensor 01. Para ler e guardar

RECADO AO @ArnaldoESPN

Caro Arnaldo. Não é só “pelos 20 centavos”. A coisa é bem maior que isso.

Desrespeitaste o torcedor do Grêmio de uma forma infantil e irresponsável. Pior ainda: desrespeitaste a INSTITUIÇÃO Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube que completa 110 anos no próximo dia 15. Mais de um século de uma bela e honrada história. Não bastasse tudo isso, desrespeitaste a figura do Dr. Fábio André Koff, que como qualquer pessoa do mundo já é digno de respeito, mas que, pra piorar tua patacoada, não é qualquer pessoa do mundo: é o maior dirigente da história do Grêmio e uma das figuras mais importantes do futebol brasileiro.

Insinuaste que o Dr. Koff estaria mancomunado com a CBF, a fim de que o Tricolor Gaúcho obtivesse benefícios no apito. Nem vou entrar no mérito da questão de que a relação entre CBF e Koff é das piores. Não é necessário me aprofundar nisso, pois tu deve saber tudo que rolou enquanto ele presidia o Clube dos 13. Só aí tua insinuação já poderia ser taxada de inverossímil. Pra não dizer “incompetente”. Mas a questão vai além de Grêmio e de futebol: tu feriste a honra de um homem. Pai de família, aposentado. Fizeste uma acusação GRAVÍSSIMA.

Tudo isso que falei acima está no “Combo 20 centavos”. Disso todo mundo já sabia. Inclusive tu mesmo já pediste desculpas por tais declarações desrespeitosas. Parabéns por isso. Só que teu erro vai muito além de um falta de respeito para com uma torcida, um clube ou um cidadão. Teu erro prejudica o futebol brasileiro. Não estou te escrevendo para expressar minha ira ou exigir maiores retratações da tua parte. Te escrevo para que entendas a responsabilidade que tens nas mãos.

Por mais que teus “tweets” tivessem um teor “humorístico” (quero crer que tiveram), tuas palavras foram igualmente catastróficas. Vamos esquecer aqui o desrespeito com torcida, clube e Presidente. Essa tua suposição das “ligações entre CBF e Koff” criam um inconsciente coletivo. Quem lê aquilo, por mais que saiba da lisura do Presidente Koff, pressupõe que o Grêmio vem sendo beneficiado nesse Brasileirão. O que não é uma verdade. Tampouco foi em outros anos.

Procure na internet tabelas do Brasileiro “sem erros de arbitragem”. Alguns sites tentam montá-las eliminando erros crassos. Claro que é apenas uma suposição rasa, a história das partidas mudariam completamente. Bem como não contemplam erros menores que também poderiam mudar os jogos. Mas já é uma referência. Te desafio a encontrar alguma tabela, de qualquer ano, em que o Grêmio não figure em posição melhor na “corrigida” do que na real. Não existe. Inclusive, em 2008 aquele vice-brasileiro seria título se corrigíssemos alguns erros nas partidas de São Paulo e Grêmio.

E nessa mesma partida contra a Lusa, graças a qual criou-se essa hecatombe, será que não tinha impedimento no primeiro gol da Portuguesa? Será que o Kleber não sofreu um pênalti 10x mais “marcável” que aquele assinalado pelo árbitro? Será que antes disso tudo o mesmo Kleber não fez um gol mal anulado em posição legal? Cadê os holofotes pra tudo isso?

Cadê os holofotes para o título afanado do meu rival em 2005? Cadê o escândalo e os tweets desesperados para todos os outros lances que prejudicam os times do Sul? Ou melhor, prejudicam os times fora do Eixo Rio-SP.

Não acho que role um “esquemão” pra beneficiar os clubes do centro do país. Quero muito crer que isso não exista. O ponto é outro. Grêmio e Inter são sistematicamente BENEFICIADOS no Gauchão. Na dúvida, os árbitros marcam contra os times do interior. Talvez o façam até inconscientemente. Se errarem contra Grêmio e Inter, a PRESSÃO será maior. Jornalistas, comentaristas, jornais e TVs locais cairão em cima deles. Se prejudicarem o “Lajeadense”, dois dirigentes vão reclamar e amanhã todo mundo esqueceu. E é pela mesma pressão que, no cenário nacional, clubes grandes do Eixo são beneficiados. Inclusive clubes com menos títulos e torcida que Grêmio e Inter. Mas com um poderio talvez político e certamente de pressão muito superior aos demais clubes do Brasil.

Claro que não é só por isso, mas não à toa os clubes do Eixo dominam de forma quase que exclusiva os títulos da Era dos Pontos Corridos. E aí tu insinua que o Grêmio vem sendo beneficiado nesse Brasileiro. Isso muda tudo, meu caro. Tens poderes nas mãos. Isso pode condicionar futuras arbitragens, pra dizer o mínimo.

Eu poderia analisar jogo a jogo contigo, e ver pra onde esse balança gremista vai pender. Mais benefícios ou mais prejuízos? Eu sei essa resposta, mas não vou fazer a análise contigo porque esse é teu trabalho. Tu deverias saber disso antes de comentar deliberadamente algo tão sério. E não adianta dizer que falou brincando ou que blá blá blá. Se o Luciano Huck diz no twitter que o “Arnaldo Ribeiro da ESPN não cheira cocaína”, pronto: teu nome já está atrelado à cocaína. MESMO QUE A FRASE ORIGINAL NEGUE A RELAÇÃO. Não subestime o poder das redes sociais. Não subestime teu poder, muito menos o da ESPN, grande e competentíssima empresa que inclusive carregas no teu nome de usuário do twitter.

Falar o que bem entender sem apurar e sem medir consequências é um desserviço que fazes ao futebol. Estás querendo prejudicar ainda mais um clube que já é historicamente prejudicado. Por mais que agora negue e peça desculpas, já atrelaste a imagem do Grêmio ao “apito amigo”, sendo que a realidade é oposta a isso. E é claro que nossos 12 anos de jejum não se devem a isso, mas, sim, ajuda. O Corinthians que o diga.

Quanto ao teu ex-colega Flávio Gomes, nem vou me dar ao trabalho de me alongar. Deve ser um pobre coitado que na vida nunca conseguiu chamar a atenção pela competência e resolveu apelar para a baixaria no twitter. Esse passou dos limites de qualquer “equívoco debatível”. Sequer merece resposta. Merece, no máximo, demissão, esquecimento e ostracismo.

Acho que não é teu caso. Especialmente se compreenderes melhor a responsabilidade que tens nas mãos.

Abraço,
Lucas von.

http://www.twitlonger.com/show/n_1rmbtie

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s